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      A Assembleia Geral Eletrônica da última terça-feira trouxe atualização para o Estatuto da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de São José dos Pinhais (AFPM) onde se decidiu pelo adiamento das eleições da Associação, o que foi reconhecido em regra de transição estatutária. A decisão foi unânime entre diretoria e associados participantes e teve o objetivo de preservar a segurança sanitária dos associados, colaboradores e todos os envolvidos no processo eleitoral durante a pandemia do Coronavírus. Colaboraram tecnicamente para a decisão o retorno de ofícios encaminhados à Secretaria de Saúde, Educação e Divisão de Promoção e Vigilância.

      Os participantes da reunião reforçaram o foco estatutário nos servidores associados de carreira, únicos que poderão ser votados, trabalhar como fiscais no dia das eleições e ter acesso amplo a todos os benefícios da AFPM. Isto porque o servidor comissionado, embora também usufrua de inúmeros benefícios associativos, possui certas limitações decorrentes da própria condição de comissionado.

      A Comissão Eleitoral será formada no mínimo 60 dias antes do pleito, e assim com maior antecedência em relação ao estatuto anterior, estimulando-se a solução de conflitos preventivamente e fora do âmbito judicial. As reuniões para deliberações em Assembleias poderão ser realizadas por meios eletrônicos evitando-se aglomerações e seguindo as recomendações das autoridades de saúde durante este período pandêmico. As alterações no Estatuto, enfim, vão proteger a Instituição, regulamentar com mais clareza o processo eleitoral e permitirão a adequação das Assembleias para o meio digital, entre outros avanços, sempre se lembrando que o objetivo principal é melhor servir o associado e seu dependente.